Benedito Nunes na abertura do 8º Colóquio – “Fenomenologia e Imagem”

foto: Irene Almeida

 

É expressivo o reconhecimento da intelectualidade nacional e internacional em relação as reflexões do professor Benedito Nunes sobre literatura e sua relação de amizade e diálogo intelectual com grandes escritores da região e do resto do país. O 8º Colóquio de Fotografia e Imagem terá a honra de  contribuir na difusão da trajetória que o professor construiu também com o universo da imagem, e nesse campo, com as questões mobilizadas pela imagem fotográfica.

Um dos marcos dessa relação do professor com a imagem fotográfica é sua vivência com gerações de fotógrafos que incluem desde Gratuliano Bibas até a produção contemporânea de Luiz Braga e dos fotógrafos da Fotoativa. O professor fala um pouco dessa vivência no vídeo disponibilizado na seção “arquivos” aqui do blog do Colóquio.

Outro marco da produção de Benedito Nunes sobre a relação entre a imagem fotográfica e a realidade amazônica é o texto “Amazônia reinventada” publicado em 1998 no livro “II Fotonorte. Amazônia: o olhar sem fronteiras”. Nele o professor sintetiza a trajetória dos fotógrafos da Amazônia como a produção de uma segunda descoberta da realidade amazônica, subsequente as primeiras linhas dos cronistas e viajantes europeus que estiveram por aqui desde o século XVII, mas nova porque realizada em um processo em que o olhar e as representações sobre a região surgem em nova abrangência territorial e conceitual.

Sobre a palestra de abertura no Colóquio.

Em sua palestra o professor Benedito Nunes abordará elementos da teoria tradicional da imagem e os desdobramentos do pensamento sobre a imagem na fenomenologia. A contribuição dos autores que pensaram o imagético a partir das bases da fenomenologia e teorizaram a imagem na era tecnológica será analisada por Benedito Nunes a partir do pensamento de Sartre, Deleuze, Bérgson, M. Ponty, Roland Barthes, Vilém Flusser  e demais autores.

A mediação da palestra caberá ao professor de Filosofia da UFPA Ernani Chaves, participante de uma geração de intelectuais que tiveram sua formação construída no diálogo com o pensamento do professor Benedito Nunes.

Referências:
NUNES, Benedito. Amazônia reinventada. In: II Fotonorte. Amazônia: o olhar sem fronteiras. Rio de Janeiro: Funarte, 1998.

“Obra Revelada”, uma conversa de Benedito Nunes com Jorgi Coli a partir de uma fotografia de Gratuliano Bibas – http://www.youtube.com/watch?v=Bo7PCx_o9-w

Perfil – Benedito Nunes, Publicado em 29 de março de 2010 na Revista Cult – http://revistacult.uol.com.br/home/2010/03/perfil-benedito-nunes/

Depoimento de Ernani Chaves sobre Benedito Nunes – http://www.portaldaamazonia.org.br/benedictus/ernani.htm

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s