Produção e pesquisa em fotografia: encontro de trajetórias na penúltima noite do Colóquio

O diálogo entre gerações de produtores e pesquisadores da imagem fotográfica no cenário local foi uma das principais propostas da programação da oitava edição do Colóquio. Tal elemento da edição 2010 teve destaque no encontro entre palestrantes e o público no auditório do SESC Boulevard no quarto dia do evento.

As possíveis narrativas da obra fotográfica de Cláudia Leão e Mariano Klautau Filho foram a base das pesquisas apresentadas por Natali Ikikame e Simone Moura no fórum de pesquisa que antecedeu a palestra sobre a obra “O ato fotográfico” de Philippe Dubois, abordada por Mariano Klautau Filho.
 
As pesquisas de Natali Ikikame e Simone Moura, iniciadas na graduação em Artes Visuais da UNAMA durante os anos 2000, abordam as obras de dois artistas que integraram no início dos anos 1990 o grupo Caixa de Pandora, e junto com Flavya Mutran e Orlando Maneschy introduziram no cenário artístico paraense trabalhos no campo da fotografia expandida. Uma das marcas do grupo Caixa de Pandora, segundo análise da professora Marisa Mokarzel, destaca-se no comprometimento “com um universo fotográfico mais processual, no qual se evidencia a subjetividade” (no artigo: “Imprecisas imagens: a fotografia de Mariano Klautau Filho”).

A fala de Mariano Klautau Filho sobre “O ato fotográfico” de Dubois apresentada no ciclo de palestras marca também a relação indissociável entre pesquisa e produção na sua trajetória enquanto fotógrafo e pesquisador. Assim como os três outros integrantes do Caixa de Pandora, hoje em percursos individuais entre universidades e espaços expositivos, Mariano Klautau Filho integra uma geração que atua no processo de expansão das possibilidades de transitar no “território do fotográfico”, expressão síntese de sua abordagem sobre o texto de Philippe Dubois.

Natali Ikikame e Simone Moura. Foto: Irene Almeida.

Pesquisa de Natali Ikikame sobre a obra de Cláudia Leão. Foto: Irene Almeida.

Projeção durante a apresentação da pesquisa de Simone Moura, registro da instalação fotográfica "Entre" de Mariano Klautau Filho. Foto: Irene Almeida.

Palestra de Mariano Klautau Filho sobre a obra "O ato fotográfico" de Philippe Dubois. Foto: Irene Almeida.

Fotografia de Mario Cravo Neto projetada durante a palestra de Mariano Klautatu Filho. Foto: Irene Almeida.

Miguel Chikaoka. Foto: Michel Pinho.

Cláudia Leão. Foto: Michel Pinho.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s